FAQ

Captação de água da chuva

Hoje vivemos em um mundo cada vez mais ameaçado pela falta d’água. E a demanda não para de crescer. Quem não se lembra do racionamento de água que atingiu o Sudeste em 2014? Portanto, a captação da água da chuva, seu armazenamento em cisternas e sua reutilização é a melhor alternativa para poupar recursos hídricos e ainda proteger os mananciais.

O Armazém do Sol calcula isso para você. Nossos técnicos farão uma visita à sua residência para saber a capacidade de captação de seu telhado e a real quantidade de água que é possível armazenar para atender às suas. Os modelos de cisternas mais comuns vão de 1000 litros até 30 mil litros, mas podem ser bem maiores.

Isso vai depender do tamanho do projeto, que pode variar de 1000 até 30 mil litros, assim como do material escolhido (plástico, alvenaria ou fibra de vidro). A forma que as cisternas serão instaladas também pode alterar o preço final. Há reservatórios que ficam sob a terra e outros que são colocados sob as calhas. Tudo isso vai determinar o valor de seu sistema. No entanto, vale destacar, o investimento será pago pela economia de água, que pode chegar até 50% na conta de água.

As cisternas são feitas de policarbonato (plástico). Podem ficar enterradas ou colocadas ao lado da casa, em corredores ou mesmo nos fundos do imóvel.

Não. A água da chuva é desmineralizada, ou seja, não possui sais minerais tão necessários ao nosso organismo. Além disso, essa água pode estar contaminada com poluentes atmosféricos, como amônia, gerada por decomposição de matéria orgânica, nitratos, sulfatos e ácidos orgânicos emitidos pela queima de combustíveis. Por isso, essa água, mesmo clorada, só deve ser usada para fins domésticos e jamais para consumo humano.

A água de chuva pode ser utilizada em nossa casa para a limpeza de pisos, quintais e até mesmo para descarga. Também é muito utilizada na irrigação de jardins e limpeza de calçadas.

Irrigação de plantações, parques, proteção contra incêndios, ajudar no sistema de resfriamento industrial, processamento, produção de petroquímicos, carvão, cimento, dentre outros produtos.

As águas da chuva captadas e armazenadas em cisterna também podem ser usadas para o uso agrícola, como irrigação de hortas, plantações diversas, hidratação animal, limpeza de estábulos, currais, etc.